segunda-feira, 2 de julho de 2007

Dó de mim


(Imagem: Tristeza al desnudo - Cristina Ruiz )


Algumas pessoas sempre falaram da importância exagerada de outra pessoa em sua vida, e eu nunca entendi direito isso, ainda mais quando percebia que essa importância exacerbada anulava e estrangulava. Sempre pensei em um limite aceitável para que isso não significasse total despojamento de sí e entrega do comando de sua vida à uma outra criatura. Embora pareça estranho isso é muito mais comum do que se possa supor.
Não sei se por medo ou insegurança em cuidar da própria vida e ainda assumir todos os riscos que implicam no existir, não sei se por falta de amor próprio ou por total falta de auto-consciência, fica mais fácil para alguns delegar as responsabilidades da sua existência ao outro.
Quando alguém assume o leme do barco da nossa vida, não tem nenhum compromisso com o que é melhor ou seria mais adequado à nos e por isso mesmo pode levar o nosso barco à deriva.
Quantas pessoas se anulam e se apagam por abrirem mão do direito sagrado de viver? O que faz de fato isso acontecer?
Muitos questionamentos e poucas respostas, muitas incertezas e pouca luz no fim do tunel.
E nessa equação todos perdem, nada se soma.
Muitas músicas acabam falando dessa relação doente e retratam esse momento de angústia e desolamento com beleza e poesia.
Dó de mim, muito apropriadamente é um exemplo disso.
Dó de Mim ( Péri ) - Vania Abreu ( Clique para ouvir )

Um comentário:

BLOG DO ZÉ ROBERTO disse...

Belo texto Clarinha...
Eu sempre tive em minha vida, pessoas que entraram de forma exacerbada e que chegaram a tomar o leme de meu barco, muitas vezes para deixa-lo á deriva. Mas eu sempre estive em companhia dessas pessoas que me fazem muito bem. Erramos algumas vezes, mas acertamos na maioria delas. Se nos anulamos por algum motivo ganhamos muita liberdade por outro lado. Este é o meu caso, um caso extremamente particular. Essa canção realmente é linda, parabéns!!